sábado, 11 de outubro de 2014

Peixe-Boi

Luciano Huck entrega sede da Associação Peixe-Boi em Porto de Pedras

Luciano Huck prometeu voltar em 15 dias (Fotos: Severino Carvalho)
Luciano Huck prometeu voltar em 15 dias (Fotos: Severino Carvalho)
O apresentador Luciano Huck entregou, na manhã desta terça-feira (09), a sede da Associação Peixe-Boi de Condutores, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. A construção do imóvel, no povoado de Tatuamunha, foi possível graças ao mutirão promovido pelo quadro “Um por Todos, Todos por Um”, que vai ao ar aos sábados no programa Caldeirão do Huck, pela Rede Globo de Televisão.
“Estarei de volta em 15 dias e quero ver isso aqui funcionando”, afirmou o apresentador global, para depois elogiar as belezas naturais do Litoral Norte de Alagoas. “A terra de vocês é um lugar muito bonito. É preciso preservar tudo isso aqui”.
A gravação do quadro foi realizada em frente à nova sede da Associação e atraiu centenas de pessoas. Morgana Gomes, 26 anos, saiu de Maceió só para ver Luciano Huck.
“Sou fã dele e do Caldeirão”, revelou, com o celular pronto para registrar tudo em vídeos e fotos. “Espero fazer um selfie (autorretrato) com ele”, afirmou. A gravação começou por volta das 10 horas. A presidente da Associação de
Emoção da família ao constatar que a sede ficou pronta
Emoção da família ao constatar que o prédio, enfim, ficou pronto
Condutores, Flávia Rêgo, o esposo dela, Platini Fortunato, e o filho do casal, Michel, de 5 anos, chegaram em uma van à sede. Com os olhos vendados, foram conduzidos diretamente para uma tenda em forma de bolha pelo apresentador.
Instantes depois a tenda foi aberta e, já com os olhos livres, eles puderam conferir como ficou a obra. A família se abraçou, emocionada, ao constatar o prédio erguido. A associação havia comprado o terreno em 2008 para a construção da sede, que nunca ficou pronta por falta de recursos financeiros. A associação funcionava em imóvel alugado.
“Tudo isso é de todos nós, um espaço coletivo, da comunidade. Espero que permaneça sempre assim”, afirmou Flávia Rêgo.
A entidade recebeu ainda um cheque de R$ 10 mil. A Associação de Condutores existe há cinco anos e reúne 53 moradores ribeirinhos que oferecem passeios diários de jangada pelo Rio Tatuamunha, cuja principal atração é o turismo de observação do peixe-boi marinho, mamífero aquático ameaçado de extinção. A atividade congrega geração de renda e preservação ambiental.
Apresentador conduz família à nova sede
Apresentador conduz família à nova sede
Por estar inserida na Unidade de Conservação (UC) federal (APA Costa dos Corais), o turismo de observação é regrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA).
Porto de Pedras também é sede do projeto Peixe-Boi Marinho (ICMBio / CMA), que atua na preservação da espécie. No estuário do Rio Tatuamunha foi instalado o recinto de reintrodução, um espaço em que esses animais voltam a ter contato com a natureza; depois de reabilitados, eles são devolvidos ao ambiente natural para procriação da espécie.

Nenhum comentário: