sábado, 11 de dezembro de 2010

Deus é amor e perdão



Sabe, se é muito difícil amar incondicionalmente a quem nos ama, então que dirá amar quem não nos ama, hein?

Não, não é mesmo fácil, e eu até diria improvável. Sim, se esse amar fosse algo que eu realmente precisasse sentir para então praticar a essência do amar, então seria quase impossível mesmo.

Mas esse Amar a que me refiro não é um sentimento que se inicia na emoção e no sentir, mas na consciência e na obediência de um princípio Divino.

Dizemos que amamos a Deus que não vemos e nem sequer conhecemos, e não amamos ao próximo a quem vemos e conhecemos. Estranho amor é esse que dizemos ter por Deus, não acha não?

Há um mandamento que determina essa sinceridade com relação a Deus; se o cumprimos de verdade, então amamos também a nós e ao nosso próximo. E o mandamento é esse:

"Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo."

Tomando então como base esse tipo de amar, somos mesmo todos aprendizes se estamos tentando amar a quem nos Amou incondicionalmente, ou seja, DEUS. Então o exercício de casa é aprendermos a Amar até a quem não nos quer bem.

Melhorou alguma coisa? Não, né?

Não é mesmo fácil amar aqueles que não nos amam. Aliás, é muito difícil até.

Tem muitos que não só não nos amam, mas capricham um bocado nisso.

Há pessoas que cruzam nosso espaço por uma fração do tempo de uma vida, e já nos detestam o suficiente para duas ou mais vidas. E não basta não gostar da gente, mas essas ainda precisam espalhar esse seu modo de sentir tão detestável.

Algumas se superam mesmo nesse intuito a fim de arrebanhar outros contra nós, utilizando estratagemas que incluem mentiras e fofocas, calúnias e difamações.

E por que?

Não pergunta prá mim.

Pergunta prá eles, pô!

Nessa altura dos acontecimentos, você já deve ter se feito essa pergunta também: "Será que eu sei amar?"

Bom, se estamos bem intencionados provavelmente diremos algo como: "Estou aprendendo!"

Não é o bastante, mas já é um começo, né?

Uma maneira de acelerar as coisas para o nosso lado, é um outro recurso Divino: O Perdão.

Pois é... o perdão é mesmo coisa de Deus. A gente tem uma dificuldade enorme para perdoar a quem dizemos amar, imagina só aquele camarada, aquela simpática que nos detesta. Imaginou, hein?

Fala sério! Não é mole não, né?

Mas faz parte desse aprendizado longo e lento na maioria das vezes, mas absolutamente imprescindível para fazermos o nosso dever de casa: Amar ao nosso próximo como a nós mesmos.

Agora vem cá... se você tivesse que dar uma nota para o seu aprendizado de Amar, que nota você se daria, hein?

Não fala!

Não precisa dizer aqui prá todo mundo saber que com essa nota, nem você e muito menos eu, passaremos de ano. Fomos reprovados.

Tem uma expressão mineiríssima do matuto bem intencionado que diz: "Perdoar eu perdoo, mas o sentimento eu guardo, sô!"

Já ouviu?

Mas não é que é assim mesmo. A maioria das pessoas acaba sendo reprovadas porque não conseguem esquecer, e logo, volta a ressentir as mágoas e então, aquele perdão dado, é pego de volta. Só exorcizando mesmo, né?

Ainda bem que Deus não é que nem o mineirinho, hein! Senão a gente tava na roça, viu?

Bom, não vá pensar que estou me excluindo porque sou o bonzão, ou melhor, o bonzinho, tá?

Eu estou de verdade, tentando aprender a Amar daquele jeito que Deus quer. Você não está interessado em umas aulas de reforço também, hein?

É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, mas já pensou em ser aceito por elas como Você é?

Também não é assim tão fácil não, viu? Mas sinceramente, eu estou aprendendo, tentando, errando, mas sempre aprendendo a Amar como Deus quer que nós nos amemos uns aos outros, e os outros aos uns, é claro.

Agora, como dessa matéria a gente nunca deve tirar férias, vamos praticar o que aprendemos até aqui. Que tal, hein?

Comece pedindo perdão ao que você ofendeu, mas não se esqueça de "esquecer" depois, tá bom?

E olha só: O recurso pedagógico todinho está em conhecer a DEUS.

Sim, DEUS É AMOR E É PERDÃO!

por Gerson Palazzo, meu amigo...obrigada Senhor!!!

Nenhum comentário: